6 Benefícios do Chá de Folhas de Abacate – Para Que Serve, Como Fazer...


Quando falamos em abacate, é normal que pensemos no fruto que é conhecido por ser fonte de gorduras saudáveis e por aparecer na receita do guacamole e no preparo de saladas, por exemplo.


  • Entretanto, vamos conversar abaixo a respeito de outra parte do abacateiro – as suas folhas – e conhecer os benefícios associados ao chá de folhas de abacate, assim como aprender a preparar a bebida.

Para que serve – 6 benefícios do chá de folhas de abacate


1. Os nutrientes das folhas de abacate
A folha de abacate é composta por minerais como magnésio, manganês, ferro, zinco, potássio, cálcio e fósforo. Além disso, uma porção de 10 g de folhas de abacate apresenta 2,5 g de proteínas.

2. Ação antioxidante

As folhas do abacateiro também fornecem ação antioxidante, graças à presença de flavonoides e fenóis e sua composição. Os flavoanoides já mostraram ter efeito anti-inflamatório, antidiabético, anticoagulante e anticâncer, além de proteger os nervos das células contra a degeneração.
Os flavonoides são conhecidos por prevenir o dano oxidativo em biomoléculas como o DNA, os lipídios e as proteínas. Esse dano oxidativo está associado a doenças crônicas como câncer e doença cardiovascular.

3. Auxílio ao tratamento de convulsões

A medicina africana tradicional defende a ideia de que as folhas de abacate podem ser utilizadas para o tratamento de convulsões e epilepsia em crianças.
Uma pesquisa feita com ratos que foram induzidos artificialmente a convulsionar e tratados com um extrato aquoso de folhas de abacate corroborou essa ideia. Isso porque a conclusão trazida pelo experimento foi que, na maioria dos casos, o extrato preveniu ou atrasou a convulsão.

Acredita-se que isso tenha acontecido por meio do aumento do neurotransmissor ácido gama-aminobutírico, também conhecido como GABA no cérebro, que diminui a atividade nervosa.
Entretanto, como o estudo foi realizado com animais, para quem sofre com as convulsões, o ideal é consultar o médico antes de utilizar o chá de folhas de abacate com essa finalidade para se certificar de que isso é seguro e realmente pode ser útil.

4. Combate a úlceras
Uma pesquisa feita com um extrato aquoso das folhas de abacate com o objetivo de avaliar a sua atividade anti-ulcerosa demonstrou que o ingrediente pode produzir uma atividade anti-ulcerosa significativa contra úlceras estomacais artificialmente induzidas em ratos, provavelmente por conta de fitoquímicos como flavonoides, saponinas e taninos presentes nas folhas de abacate.
No entanto, essa atividade foi classificada como dose-depentente, ou seja, em que a dose utilizada está diretamente relacionada aos seus efeitos de eficácia.
Mais uma vez, o experimento foi feito em animais, não em seres humanos. Portanto, quem sofre ou já teve úlceras necessita consultar o médico antes de usar o chá de folhas de abacate como forma de combatê-las.

5. O chá de folha de abacate para infecção urinária
A condição caracterizada por uma infecção pode atingir qualquer parte do sistema urinário como os rins, a bexiga, a uretra e os ureteres. Em um quadro de infecção urinária, ocorre um processo infeccioso em que há o crescimento de bactérias em algum desses locais do trato urinário, explicou a médica e especialista em nefrologia, Frida Plavnik.
O chá de folhas de abacate serve como um remédio natural para a infecção urinária porque as folhas possuem propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e bactericidas (que combatem bactérias).
Sugere-se fazer um banho de imersão com o chá de camomila para lidar com a doença porque a erva aumenta a produção de urina e diminui o desconforto nas vias urinárias.
Neste caso, também é fundamental checar com o médico se a doença pode realmente ser tratada com o chá de folhas de abacate e o banho de imersão com o chá de camomila e que outras ações devem ser adotadas para lidar com o problema.
Sintomas como urgência, dor e ardor ao urinar e dor durante o contato íntimo são sinais de que pode haver um quadro de infecção urinária. Consulte seu médico ao experimentá-los.

6. O chá de folhas de abacate emagrece?
Em vez de dizer que o chá de abacateiro emagrece, podemos argumentar que ele pode auxiliar o processo de perda de peso. Confira por quê:
Uma pesquisa realizada com ratos que foram alimentados com uma dieta rica em colesterol e tratados com extratos aquosos e metanólicos de folhas de abacate mostrou que o ingrediente ajudou a aumentar o metabolismo destrutivo de gordura acumulada em tecidos adiposos.
Entretanto, como o experimento foi realizado com animais e não serem humanos, não temos como garantir que o mesmo efeito seja observado em pessoas, não é mesmo?
O que sabemos é que o chá de folhas de abacate é conhecido por ser uma bebida diurética. Ou seja, ele promove o aumento da eliminação do líquido presente no corpo através da urina.

Leia mais https://www.mundoboaforma.com.br/6-beneficios-do-cha-de-folhas-de-abacate-para-que-serve-como-fazer-e-contraindicacoes/#jvVucrC5CtdypEP3.99

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Depressão não é preguiça e nem desculpa, depressão é luta.

Mulher compra óculos na praia por R$35 sem se aperceber que na realidade pagou R$350

Ter uma irmã é o presente mais sublime que Deus pode te dar

Frases de Conquista

Reconquista Perfeita