8 sintomas da depressão: fique atento a si mesmo e ao seu próximo


É uma obra de misericórdia ajudar a cuidar bem dos doentes – e eles podem estar na sua família sem você ter notado.

Há sintomas da depressão que são bem conhecidos: tristeza, pessimismo, apatia…
A depressão é uma doença física. Ela está ligada ao desequilíbrio químico dos neurotransmissores e requer acompanhamento psiquiátrico adequado, desde o diagnóstico até o tratamento em si. Sem estas medidas, a depressão tende a se agravar.

Além dos sintomas ligados ao desânimo, também existem sensações físicas que podem indicar a doença. O site “Minha Vida” lista algumas delas:
1. Cansaço ou fadiga
A psicóloga e psicanalista Priscila Gasparini Fernandes, da Universidade de São Paulo (USP), explica que “a falta da produção adequada dos neurotransmissores serotonina, noradrenalina e dopamina gera uma prostração muito grande em pacientes”, provocando fraqueza, cansaço, desânimo e falta de iniciativa para qualquer atividade.
2. Distúrbios do sono
Ou o paciente dorme demais, buscando no sono uma fuga da realidade, ou não consegue dormir, porque não é capaz de se desligar dos problemas que o levaram à depressão. O resultado é um sono de má qualidade. O paciente não descansa o necessário, daí a piora no rendimento em suas atividades.
3. Problemas digestivos

A depressão envolve a diminuição de produção dos neurotransmissores, como a serotonina e a noradrenalina, que são responsáveis pela modulação da dor e pelo equilíbrio emocional. Por isso, o paciente apresenta maior sensibilidade à dor gastrointestinal, muito comum em quadros depressivos.
4. Mudanças no apetite e no peso
A depressão altera o apetite, seja para a falta, seja para o excesso, provocando perda ou ganho de peso de acordo com cada indivíduo. É necessário observar o comportamento anormal e buscar ajuda para o adequado diagnóstico e tratamento. É possível que o quadro seja de anorexia ou bulimia, diferentes da depressão, mas capazes de levar a ela.
5. Dor de cabeça
O indivíduo com depressão acumula sintomas emocionais, frustrações, medos e inseguranças e os descarrega no corpo, somatizando-os, afirma a psicóloga Priscila. Daí as dores de cabeça. É um processo inconsciente: o individuo não tem controle sobre isso. É preciso procurar ajuda profissional.
6. Tensão na nuca e nos ombros
Em decorrência da somatização, o paciente depressivo fica em constante estado de alerta, ansiedade e nervosismo, o que se reflete na tensão da musculatura, principalmente da nuca e dos ombros.
7. Dores generalizadas
O corpo todo apresenta sensação de dor, mas as costas e o peito são os mais afetados. É que o cansaço próprio da depressão compromete a postura física do paciente, piorando a tensão e as dores musculares. A falta de atividades físicas agrava ainda mais o quadro.
8. Imunidade baixa
A pessoa com depressão se sente mal, física e mentalmente, o que pode interferir na imunidade. Ocorre uma liberação descontrolada de hormônios quando não estamos bem emocionalmente, afetando as células de defesa.

Comentários

  1. como devo me cuidar, estou com esses sintomas

    ResponderExcluir
  2. Meus sintomas ja foram alem disso.. N to suportando mais se eu podesse n ouvia nem a voz de certas pessoas o único lugar q,me faz bem é meu quarto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc deveria conhecer mais gente que venha a te alegrar, te fazer sorrir, ficar depressiva n vai te levar a lugar algum!!! Lembre-se q temos apenas uma vida so, entao devemos cuidar muito bem dela, pq depois q partir-mos nunca mais voltaremos, lembre-se sempre disso.

      Excluir
  3. Luta contra isso!Conte com o poder e o amor de Deus!

    ResponderExcluir
  4. PROCURE AJUDA PROFISSIONAL URGENTE

    ResponderExcluir
  5. olá ando sentindo muitas dor no peito e torturas fatar de ar enjoo cansaço e gases fiz exame no coração graças a deus n deu nada mais ando com muito sono e sentimental choro direito isto já faz duas semanas oq pode ser

    ResponderExcluir
  6. Nao gosto de sair.saio contra vontade.goato d ficar em casa.faco croche.tenho muito dor na lombar nao consigo dormi direito.ja me trato com psiquiatra

    ResponderExcluir
  7. Bom dia
    Tenho 70 anos de idade....não preciso dizer que já passei por tudo nessa Sagrada Vida que Deus me deu. Perdi p a morte, papai, mamãe, irmão (pessoa que mais amei na vida) , sobrinho(que vi nascer qdo eu tinha 7 anos) tia, nora c 47 anos de idade e em 03/12/2018 pp perdi tbm para o cancer de pancreas , meu marido depois de 26 anos e 5 meses (completados em 2/12 , dia que ele foi levado p UTI para ser sedado, para MORRER sem dor.)
    Muita dor em todas essas perdas, fora amigos queridos, parentes, etc.
    Minha fé sempre me salva. Deus SEMPRE, me conforta. Porque CREIO que ELE sabe todas as coisas. Agora, pleno domingo 14/4/2019, estou em casa: Deus, Seus anjos, mas sozinha com Bonie e Bia. Ando triste, porque sinto muita solidão.....POREM qdo vem a tristeza, começo a AGRADECER a Deus, SEMPRE PRESENTE EM MINHA VIDA.....AGRADECER, o que temos, é o Melhor remédio contra todos os males, do espirito, da carne, da mente, do coração,, etc. Deus tenha Misericórdia de todos(as) que se entregam às coisas ruins. Sempre digo: não sou lixeira. Não posso guardar o que não presta dentro de mim.....Bjs a todos que lerem meu recado. Vem do coração, para todos os corações abertos ao meu amor a TODOS!

    ResponderExcluir
  8. Sinceramente eu tenho mil motivos para ser deprimida, mas gente eu tenho lutado diariamente contra isso. Passeio de moto pela cidade, arrumo o cabelo, faço maquiagem, invento uma viagem para outro Estado do Brasil (moro no Amazonas), abraço minha filha e minha gata. Enfim. Faço tudo isso enquanto meu desejo mais profundo é tracar a porta do quarto e desligar a luz. Vamos lutar e derrotar essa doença traiçoeira e cruel

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Depressão não é preguiça e nem desculpa, depressão é luta.

Mulher compra óculos na praia por R$35 sem se aperceber que na realidade pagou R$350

Ter uma irmã é o presente mais sublime que Deus pode te dar

Frases de Conquista

Reconquista Perfeita