Depressão não é preguiça e nem desculpa, depressão é luta.


Ah, como eu queria que fosse frescura, como eu queria que fosse uma fase, como eu queria que fosse preguiça e que só a vontade bastasse para mudar tudo aquilo. O que ninguém entendia era a autoestima perdida e o desencanto que se fazia presente. 


Já ouvi várias coisas a respeito da depressão. Já a nomearam como “frescura” e dizem ser coisa de quem não tem o que fazer. Já falaram para eu ocupar minha cabeça e parar de pensar besteira. Falaram que eu deveria trabalhar mais, estudar mais e deixar de pensar em todas essas loucuras. Já falaram, também, que só reclamo e que uso o termo depressão porque me convém, para que as pessoas acabam tendo pena de mim. 

Outros já se incomodaram com o meu choro e falaram que eu precisava ir ao psiquiatra com urgência. O que ninguém entendia, porém, era o medo que eu sentia de falar das minhas dores, era o peso da angústia em me manter acordada, era o fato de eu buscar o refúgio dormindo para me esquecer da dor e fazer o tempo passar mais rápido. Era a luta de todos os dias de ter de enfrentar o seu “eu” em pedaços e, depois, juntá-lo novamente. Ninguém entendia o quanto eu queria sair daquilo: era uma como uma prisão. Eu era prisioneira de medos, fracassos, mágoas e angústia. 

Ninguém entendia que eu não via mais graça em nada e isso não tinha nada a ver com antipatia. Não entendiam que a força que me puxava para cama era bem maior do que a que me encorajava a levantar dela e sair para o mundo para ver e conhecer pessoas. Eu não tinha forças para falar, saudar alguém ou mesmo me arrumar. Eu me olhava no espelho e gostava do meu pijama velho, rasgado e do meu cabelo bagunçado. Eu não me preocupava com isso, pois a bagunça e os rasgos eram bem maiores dentro de mim. Ah, como eu queria que fosse frescura, como eu queria que fosse uma fase, como eu queria que fosse preguiça e que só a vontade bastasse para mudar tudo aquilo. 

O que ninguém entendia era a autoestima perdida e o desencanto que se fazia presente.
Ninguém conseguia ver a minha luta diária para virar a página, como eu me sentia impotente demais diante de tanta dor e, quantas vezes, eu não pensei em entregar os pontos.


Quantas vezes eu chorei sozinha no banheiro para ninguém ver, quantas vezes eu quis dormir e acordar leve. Nunca chame algo assim de falta de fé ou de falta de Deus. Depressão não tem a ver com falta de religiosidade. Depressão tem a ver com conflitos, com situações que muitas vezes nos jogam no buraco. 

Depressão não é fraqueza e está bem longe disso.É como estar no meio da maré e ela querer te levar: você tenta, com todas as suas forças, mas uma hora cansa. A tal da depressão quase me levou e ela pode levar muita gente, se continuarem acreditando ser frescura, se continuarem achando que o outro precisa de motivos para as suas dores, que é falta de vontade ou que, sei lá, a pessoa é muito sentimental. Pode levar muita gente, como já tem levado, porque muitos continuam acreditando que remédios bastam e que ”é fase e vai passar”. Sabe, as pessoas querem ser ouvidas, elas têm sede de ver as suas dores acolhidas. Mas, em meio a tantos julgamentos e conceitos errados, eu preferia me calar, mesmo que isso não parecesse tão simpático. 

Era mais fácil dizer que estava tudo bem e depois chorar, do que ter que contar sobre mim e ter de ouvir uma resposta desagradável. Era mais fácil inventar desculpa para não sair, do que ter que enfrentar a mim mesma e a todos. Qualquer coisa era mais fácil do que ter que parecer bem. Ninguém parou para ver a tempestade que havia em mim. Ninguém entendia o quanto eu lutava pra não chorar quando estava rodeada de pessoas e que, cansada de tanto lutar contra esses sentimentos que me sufocavam, na maioria das vezes preferia o meu quarto. Não é do dia para a noite que você se liberta, é com apoio, é com ajuda, é com acolhimento e muito esforço. 

É um processo, é um leão que você mata todos os dias dentro de você, é sentir o seu dia tomando cor novamente devagarinho, é aprender a apreciar aqueles filmes velhos de que você tanto gostava e parou de assistir, é ler um livro novo e sentir prazer com cada frase terminada. É conseguir sorrir sem ter que fazer esforço, é olhar no relógio e querer parar o tempo ao invés de acelerá-lo. É ver a graça chegando aos poucos e a alegria fazendo morada. Não sou melhor do que ninguém por não ter me rendido totalmente, só eu sei o quanto era dolorido conviver com aquela dor e a imensa falta de força que sentia todos os dias. No entanto, posso ser melhor do que muita gente que não entende que depressão não é e está bem longe de ser frescura.

Comentários

  1. Respostas
    1. Disse tudo.
      Tive uma depressão e foi muito bem relatado neste texto.
      Ainda eu um pouco mais chorava constantemente dia e noite.
      Me perguntava ...Porque estou chorando?
      Mas eu a dor da alma era invencível ....Com mto esforço,mto mto,mesmo consegui me libertar. Creio que O ETERNO SENHOR me levantou.... Mas as vezes ela ronda novamente querendo bater a porta,e,eu novamente preciso vencê-la...

      Excluir
    2. Depressao é tudo que está descrito e me pergunto muitas vezes qual a melhor maneira de ajudar se chega-se ao ponto de nao saber mais o que dizer.Tudo no depressivo é maior que a qualquer dor e palavras de apoio as vezes nao são bem recebidas.Gostaria muito saber como conversar e como ajudar um depressivo.

      Excluir
    3. Depressão e uma das piores dores, doe tanto que você se sente perdido sem forças, e para falar bem a verdade acho que não tem cura,com remédios é muito esforço você vai levando a vida,mais ela está sempre ali,um pequeno deslize ela te pega,eu vivo assim,luto com minhas forças, mais muitas vezes ela rodeia e tenta me derruba,procuro ser mais forte que ela,mais muitas vezes não consigé muito triste o julgamento que as pessoas fazem,te chamando de fraco,se afastando de você porque não te acha uma boa companhia,muitas vezes estas mesma pessoa são tão falsas com ela mesmo,fingindo ser mais forte que você, te humilhando dizendo que com ela nada disso acontece porque ela é muito feliz,porque sabe viver a vida,quanto não tive que enfrentar ouvindo esses tipo de coisa,pessoa me disse que eu era odiada,quanto mas graça me sentia,mas a pessoa me jogava no buraco,de uma maneira tão cruel, e eu não percebia,achava que ela queria me ajudar, demorei muito para perceber que tudo não passava de maldade,hoje procuro pensar melhor com quem posso contar,apesar de ainda ser bem restrita na confiança, sei que t gente boa,mais a desenlussao foi tanta,que para se confiar em alguém demora.

      Excluir
  2. Respostas
    1. eu sei que não é fácil por duas vezes quase entrei em depressão continuo lutando pra não entrar eu tbm achava q era frescura até q quase entro nela

      Excluir
    2. Marina Andrade é minha filha. Eu edna andrade vivo um dia de cada vez triste mas a verdade é essa parece não ter fim. E veio doenças que me parou mais ainda fui aposentada por invalidez permanente , sinto um olhar de cobrança a todo instante .Mas sei que Deus esta no controle . Depressão esta longe de ser frescura , ela é cruel tira seu dinamismo auto estima , você é cobrada pois de uma pessoa tão ativa você se torna entre aspas burra. Mas o importante é ter o pé no chão dar alerta quando não estou bem, e procuro logo o profissional que me atende dá uma regulada nas medicaçoes, e assim tenho certeza vou vencer . Torço e oro e amparo ainda que estão ou está dando sinal vermelho , dou força de otimismo temos que vencer.

      Excluir
  3. A depressão é muito difícil, falar para as outras pessoas o que sentimos é a maior dificuldade porque na maioria das vezes jogam na nossa cara que isso é frescura e não é. Sei muito bem, por sentir na pele a depressão correndo até a minha alma, fiquei anos me deteriorando sozinha sem apoio de ninguém, tentando superar tudo sozinha, calado. Por não ter ninguém para me ouvir, procurava ajuda, mas ninguém com vontade de ajudar. A maioria das vezes assistia o programa orientação espiritual do Padre Fábio de Melo na canção nova, e refletia cada palavra dita. Comecei a ganhar força, caminhar quando começou o ano da misericórdia e no momento o que mais ouvia de algumas pessoas a minha volta comentando a respeito do diário de Santa Faustina, uma luz apareceu diante aos meus olhos bem ao fundo do poço que havia em mim. A partir dai quando o quadro da misericórdia veio passar uma semana aqui em casa, estudei a fundo o diário e fiquei encantando com aqueles olhos que estavam chamando me e a partir dai segui em frente caminho pela luz forte, levantei-me e segui. A cada passo dado ao lado dele as minhas forças para lutar veio lentamente até a seguir ao teu lado, de repente essa pessoa disse ao meu ouvido "Agora você pode ir", olhei e não vi mais essa pessoa e de repente vi uma mulher vestida toda de preto dizendo "Venha, seguirei em frente com você". Na oportunidade olhei para o lado para ver o seu rosto, quando vi não acreditei era ela Santa Faustina, virei o rosto e segui caminhando com ela e a partir desse momento, senti me curada e hoje a cada passo que dou sinto ela do meu lado... <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo seu testemunho...nunca li o diário de Santa Faustina, vou ler, diga sempre várias vezes em seu coração..."Jesus eu confio em vós" Jesus misericordioso continue te abençoando

      Excluir
    2. Que lindo e verdadeiro seu testemunho sobre a Santa Faustino intercedendo A Deus e acredito eirei ler e retomar o terço da misericórdia. Passo por uma depressão agora. Um abraço. Paz e Bem

      Excluir
  4. Pura verdade so quem tem ,sabe o que e ,era tão alegre extrovertida, que quando me deparei com a depressão nao acreditava eu com. Depressão nao pode ser ,mas infelizmente era ,estou lutando graças a minha filha (minha razão de viver ,minha mae )e muita oraçao .hoje estou bem mas nao fico sem o meu remédio .como e bom desabafar .

    ResponderExcluir
  5. Depressão nos acompanha todos os dias,vivemos em fulga deste mal,algumas pessoas entram por se fazer depressivo para que outros olhem para ele,no meu caso foram seis meses,onde eu não saia de um quarto quando se agravou ficando 2 meses fechados,foi quando procurei a medicina ,descobri que a depressão me acompanha desde criança,hoje estou bem ,consigo levar uma vida normal,e aprendi a lidar com ela,cura não existe, ocupação oraçao e amor afasta qualquer depressão.

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Eu não sei se estou com depressão, porém me vi nesse texto acima, não vejo mas graça na vida, não tenho vontade de me arrumar como antes, de sair , me sinto profundamente triste , tenho vontade de me isolar de tudo e de todos, nos meus dias de folgas so tenho vontade de ficar deitada na minha cama sem comer e sem beber nada. Não sei se estou com depressão porém sei que preciso muito de ajuda.

      Excluir
  7. Infelizmente a depressão na te larga nunca, eu tive depressão e síndrome do panico , já faz algum tempo, foi pior fase da minha vida, hoje eu sei conviver com todos os seu sintomas , sei que não vou morrer , mas é um luta diária. Os pensamentos ruins te rondam todos os dias , minha ansiedade me causa dores físicas , tento vencer o meu dia me superando de mim mesma .. eu sei que é para sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho depressão e síndrome do pânico, a muitos anos tentei sintetizar as mesmas para meu psiquiatra.
      Apesar de acreditar que o único absoluto é Deus, coloquei como se a depressão fosse a vontade absoluta de morrer, e a síndrome de pânico fosse o medo absoluto de morrer.
      A muitos anos não uso mais tantos remédios, aprendi comigo mesma a identificar uma crise de pânico quando a mesma começa e como hoje lido com ela, já a depressão tem momentos que dependendo dos acontecimentos consigo me manter em pé e ativa, porém em outros nada consegue me tirar do "fundo do poço" parece que não vou parar de mergulhar, e é sempre tão escuro e vai ficando cada vez mais estreito mas eu continuo afundando.
      Já passei por este processo várias vezes.
      Então quando quase não tenho mais fôlego, recebo o sopro Divino. E devagar, mas constante volto a tona, e novamente ficando em pé.
      Sei o quanto dói as cobranças, mas as que mais me dói são as que me faço.
      Percebo que as pessoas com estas doenças são as mais sensíveis, as que mais compreendem as mazelas desta nossa passagem.
      Então apesar de tanta dor, vejo que tudo é bênção, visto que estamos aqui de passagem e que nosso objetivo é evoluir, entendo que são dois os caminhos...
      Ou pelo Amor ou pela Dor, então sou grata.

      Excluir
  8. ja tive depressao ,o sol nao tinha brilho, as estrelas nao era douradas o ceu era negro.










    ResponderExcluir
  9. Eu tive depressão ainda estou precisando tomar medicamento,tive que ir ao psiquiatra não acho nada demais procurar ajuda destes profissionais foi umas das coisas que consegui voltar a normalidade,ninguém está livre deste transtorno as pessoas falam porque não passaram por este processo só irão parar de falar quando se sentirem que não estão bem ai deixaram de rotularem depressão como frescura.

    ResponderExcluir
  10. Amei, Amei, amei...me encontrei neste texto em cada palavra que eu li. Passei por isso ....é uma coisa horrível. Muitos me diziam para parar com isso, deixar de bestagem. Mal sabiam eles que a vontade de viver já não estava mais exisrexistindo em mim. A vontade era de sumir para ver se o peso amenizava. Eu dormia o dia todo para me esconder dessa tribulação e pensamentos negativos.
    Agradeço muito á Deus por tudo. Ainda estou em acompanhamento médico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O programa direção espiritual do.Padre Fábio de Melo é minha companhia sempre..e me acalma. Quando não sei o que fazer estou desesperada precisando de ajuda e assisto direção espiritual é como se o Padre Fábio de Melo suas palavras me dessem colo.

      Excluir
    2. Sólo entiende quien paso x una depresión. No hay cosa más triste

      Excluir
  11. Boa noite tenho dois filhos um sofre de depressão gostaria de saber como posso ajudá-lo sofro muito por ele o que fazer me ajuda o meu nome e Vanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanda! Tudo bem? O ideal é ele passar por um psicólogo para terapia. Eu fui direto a um psiquiatra, mas vou ter que fazer terapia. Mas todo mundo deve procurar ajuda com esses profissionais. É uma necessidade que a gente precisa. Caso contrário, a gente corre o risco de enlouquecer. É muito triste ficar nessa situação. A gente não escolhe ficar assim. É muito ruim. Por isso, busque ajuda para seu filho . Todo mundo deveria procurar.

      Excluir
  12. Uma dor que vai rasgando nossa alma, dilacerando o coração, a tristeza é imensa, o brilho do nosso olhar some. .so sabe quem

    passa, ou já passou..

    ResponderExcluir
  13. Realmente, só sabe como é ruim, quem já passou ou passa por essa situação . Eu me coloco no seu lugar. Inclusive , estou fazendo acompanhamento por conta dessa doença horrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amafo, são 39 anos que todos os dias é uma bitoria, definição de depressão junto com pânico, é um câncer invisivil, so pepende de nós, pois para familia , amigos é frescura, somos só nos só eu , e eu luto a 39 anos.

      Excluir
  14. Só quem tem e passa por esta avalanche na vida pode entender.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Padre eu tive uma Depressao junto com Panico em 2013 e eu era o Cara mais forte do Mundo em 2013 ai passei a me esconder no quarto nao queria ver luz nao tinha fome tinha medo das pessoas chorava o dia todo perdi o Raciocinio nao escrevia nao conseguia fazer uma conta somar o Celebro nao funcionava direito aquela angustia no peito dia e noite e eu sentia que estava mal e queria voltar a Viver novamente como um ser normal mas nada fazia eu retornar todas as noites eu ajoelhava e asssistia Santas missas da Cançao Nova rezava por horas de joelho e um cara nao sei oque ele era da Igreja Nossa Senhora do libano parecia ser a gravaçao em Sao Paulo falou uma pessoa um empresario estaria muito Depressivo iria ser curado naquela noite eu vi Jesus num lindo lugar cheio de flores flores e ele sentado na grama com flores me deu sua Mao ai retornei desse pesadelo que eu nao deseja a ninguem e que eu achava que só os fracos e que podiam ter Prova que Jesus nao abandona seus filhos !!
    Marcos Vinicius Negrao Salum

    ResponderExcluir
  16. Esse texto descreveu o que temho vivido. Porém ainda não consigo me libertar, até tenho uma pessoa que tenta me ajudar, as vezes até consigo me animar, mas tem dia que imploro pra morrer. Já tentei algumas vezes, mas sou tão fraca que nem isso consigo fazer, depois me arrependo, afinal tenho filhos que ainda precisam de mim, tenho netos que me chamam e tenho um marido que me ama. Mas parece que isso tudo não basta. Parece que não sou merecedora deles. Que não nasci pra ser feliz. Só queria ter alegria interior, poder sorrir de verdade, me achar linda, como um dia fui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Faça isso vamos. Lutar eu também estou vivendo uma segunda depressão depois de sair de uma que me deixou muito mal fiquei bem e jamais pensei que iria retornar mais vamos Lutar e vencer isso

      Excluir
    2. ME REVEJO NO SEU DESABAFO SUNAMITA JÁ PASSEI POR ISSO TUDO, HOJE TENHO ACOMPANHAMENTO PSIQUIATRICO E ESTOU MEDICADA TENHO DEPRESSÃO CRÓNICA E TENTEI O SUICIDIO 3 VEZES AO PONTO DE FICAR EM COMA ACTUALMENTE LUTO PARA VENCER TODOS OS MAUS PENSAMENTOS MAS TEM DIAS QUE DÓI DEMAIS E CHORO IMENSO . TENHO 57 ANOS 4 FILHOS E TRES NETAS E TBM UM MARIDO K ME AMA MUITO E SOFRE COMIGO. DEPRESSÃO É DOENÇA K NÃO TEM CURA .

      Excluir
  17. Tenho depressão, todos os dias é uma luta para vencer essa doença tão triste, a gente não entende da onde vem uma tristeza tao grande.Peço muita força a Deus e a Nossa Senhora para continuar, mais não é fácil, só quem passa é que pode entender.

    ResponderExcluir
  18. O que está escrito nesse texto relata realmente o que é depressão, eu tive e foi os piores dias da minha vida, só quem já viveu sabe realmente o significado, hoje eu estou muito Bem, mais foi difícil conseguir me levantar novamente, e mesmo assim ainda tenho muito medo de uma recaida

    ResponderExcluir
  19. Gostaria de relatar aqui o quão e difícil enfrentar esse monstro que nos devora e quer levar a nossa alma a nossa, vida a nossa paz e tudo o que somos. Esse mal que dizem ser o mal do século que Deus tenha misericórdia de todos nós,é nos alcance a sua misericórdia somente esse Deus criador !

    ResponderExcluir
  20. Eu não consigo fazer nada planejo eu tenho que fazer isso e aquilo mais mais na hora parece que estou tão cansada que não consigo nem sair do lugar

    ResponderExcluir
  21. Eu me identifico com cada um de vcs....e todo dia é luta

    ResponderExcluir
  22. Sofro sozinha perdi a vontade de viver , sair , de me relacionar com pessoas , sinto como nada fizesse mais sentido. O dificil é tentar me manter bem pela minha família isso é pior e ninguem comprrende. Se eu pudesse arrancar esse sentimento horrivel de mim eu faria 😞. As vezes penso em fazer uma loicura pra a.amenizar a dor que sinto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fique assim. Deus pode te libertar. Confie nEle

      Excluir
  23. Eu tenho depressão desde 1.986, eu era uma pessoa alegre cheia de vida, e de repente um fato muito triste acabou com a minha vida e me jogou no fundo do poço, tão profundo que até hoje luto para sair e não consigo . Fui aposentada por invalidez, me trato com psiquiatra e psicologo, mas não vejo diferença . Como tomo remédios controlados, consigo me manter em pé, mas com muito custo, pois além da depressão sinto muitas dores pelo corpo, então dói o físico e dói a alma, é terrível e a pior coisa, é que quem causou tudo isso, ainda vive á meu lado, não tem um pingo de respeito por mim e pela minha doença. As vezes tenho vontade de abreviar tantas dores, mas sou covarde !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é covardia, é o temor aDeus q nos ampara para não fazer esta besteira ,pois como os preceitos dos espíritas ,q não adianta tirar á vida ,pois fica seu espírito vagando até o dia q Deus chamar , só ele tem este poder,vontade da mesmo o desespero é muito grande, ninguém te ajuda ,pelo contrário te afunda mais no buraco,nòs menospresando

      Excluir
  24. Tenho 45 anos e pela segunda vez me encontro em tratamento com dias bons e outros não tá tudo muito complicado estou tomando depressivos de 100 mg todos os dias mais mesmo assim tem hora que perco a vontade de viver ultimamente vem na minha cabeça que está perto da minha partida para outra vida 😭 muito triste tudo isso e muitos da família não me entende

    ResponderExcluir
  25. Eu fui a beira da loucura lutando sozinha contra a depressão, meu marido era agressivo pois não acreditava que era frescura para não fazer nada, a piscicologa disse que cheguei no linear entre a razão e a loucura, foram quatro anos de lutas, entre idas ao psiquiatra piscicologa, sozinha sem ninguém saber, até ser internada pela minha psiquiatra em um hospital psiquiatra, aí minha família entendeu meu sofrimento, mas foi só ver meu filho sofrer um pequeno acidente, e socorri ele, mas não senti nada, aquilo me assustou então resolvi reagir, consegui superar, mas ainda sou muito depressiva, qualquer comentário ou ação que me magoa eu fico deprimida! !!

    ResponderExcluir
  26. Eu lido com isso sozinha, a anos sem ninguem saber , sou taxada de chata e as vezes de dramatica,mas só eu sei o que passo para administrar isso sozinha, pq as pessoas inclusive filhos acham que a gente está se vitimizando, é triste passar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vdd eu estou passando por isso se quiser conversar e so mr procurar no messeMess do face kassia rholin

      Excluir
  27. Perdi minha mãe a 4 anos com depressão ela não queria mais viver,foi um período muito triste e difícil , depois quase fiquei também , é muito triste não ter vontade de viver , não achar sentido na vida e se sentir so em meio a multidão , só Deus tem o poder de nos libertar , depressão não é frescura é uma doença,o mal do secusé....

    ResponderExcluir
  28. To passando por uma depressão aonde eu não tenho nemnen apoio so criticas,agora mesmo teclando awaq to chorando,s dificil a minha luta so não é solitária pa ainda creio infinitamente em Deus.

    ResponderExcluir
  29. Eu me trato de depressão a mais de 20 anos, tenho transtorno bipolar do humor. Sofro muito com essa doença, quando estou eufórica eh muito triste nao durmo faço muitas coisas por impulso sou viciada em compras, ahi eu compro alguma coisa depois fico me massacrado k nao deveria ter feito aquilo fico mal mesmo. ahi vem a depressão so fico na cama fico fe pijama dia e noite fico dias sem tomar banho escovar os dentes ahi minha irma tem k deixar o trabalho dela pra cuidar de mim. Quando sai do normal tenho k ser internada em hospital psíquico la eu fico 2 meses ou mais eh muito triste eu sofro e minha família toda sofre meus filhos mesmo nao gosto nem de lembrar a tristeza o sofrimento deles, hoje eu nao vou no mercado comprar um pao nao quero ver ninguém muitas vezes eu choro abro o frizer vejo tanta carne e eu nao tenho coragem de fazer meu filho com 8 anos se virava na cozinha pois eu nao tinha condições de fritar um ovo pra ele. Hoje to na fase de so cama mas ainda faço o jantar pro meu filho ele leva almoço pro trabalho e pago uma mulher pra limpar minha casa de 15 em 15 dias e assim vou levando a vida ja nao gosto de conversar com vidinhos e outras pessoas eh sempre as mesmas coisas tens k ir pra igreja tens k te ajudar tens k andar pra nao ouvir isso me isolol

    ResponderExcluir
  30. É muito triste , vc ver alguém sorrir e ñ achar graça em nada.
    Ver o mundo em pretp e branco e às pessoas andando em Câmara lenta. Deus é maravilhoso, só ele com sua misericórdia, mostra o caminho á porta para o seu reencontro . Já tive duas e a fórmula é à mesma. ..DEUS.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mãe deixa mensagem para a atual do seu ex e emocionou tudo e todos

Ter uma irmã é o presente mais sublime que Deus pode te dar

Frases de Conquista

Reconquista Perfeita